A BREVE HISTÓRIA DO NASCIMENTO DA CIDADE DE ÁGUAS LINDAS!



Em 27 de dezembro de 1995, o então Governador do Estado de Goiás Maguito Vilela sancionava a LEI Nº 12.797 decretada pela ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, transformando em Município, com o topônimo de Águas Lindas de Goiás, o então Distrito do mesmo nome, do Município de Santo Antônio do Descoberto.
Resultante de um longo processo politico iniciado no inicio dos anos 90 em virtude da ausência administrativa de um povoado que crescia as margens da BR 070 em ritmo acelerado.
Para terem seus pedidos atendidos, os moradores da região se organizaram em várias associações comunitárias destaque para a ASMEB que atualmente é o Instituto dos Pioneiros, Associação do Chacareiros do Baixo Descoberto que tinha como membro o senhor João Moranga proprietário do Hotel Alterosa, o casal Leo Pires e Iraci da Amoril, Associação Vizinhança que é a Radio Vizinhança FM dos irmão Zacarias e Jota Araujo, Bene da Madeireira, Ze Chevrolet, Dudu, Armando, Zitinho da Farmácia, Ordalino Garcia de Melo, João Flores, Joaquim Pereira, Manoel Godela, Manoel do Village, Manoel Pereira, Ricardo Alvarenga entre outras dezenas de pessoas que participaram ativamente do processo.
Para se chegar a este estágio, foi necessária a eleição de um representante da região na Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto e um prefeito que tivesse o compromisso de elevar a região do então Parque do Descoberto a condição de Distrito de Santo Antônio.
Várias lideranças tentaram, mas quis o destino que Eduardo Andrade alcançasse êxito tendo como prefeito Zé Gago que tinha o compromisso firmado com todos de transformar em realidade a aspiração do povoado.


Eduardo Andrade como vereador foi indicado pelo presidente da Câmara da época para presidir a comissão que tinha a incumbência de criar o Distrito que na época era denominado Parque da Barragem. Apos este processo, foi decretada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Ze Gago a Lei que criava o Distrito de Aguas Lindas de Goiás, nome escolhido entre várias opções dadas pelos moradores nas inúmeras reuniões e nas sessões itinerantes realizada pela Casa de Leis da cidade mãe. Alguns meses depois, por uma necessidade de recomposição da base na Câmara Municipal, o então vereador Eduardo Andrade foi nomeado o primeiro administrador do Distrito de Águas Lindas.


Iniciava-se outro processo, agora na instância estadual. Uma intensa movimentação politica foi desencadeada com o intuito de promover a emancipação politico administrativa, Inicialmente tinha como principal apoiador o deputado estadual Barbosa Neto que apresentou no plenário da Assembleia Legislativa um abaixo assinado contendo centenas de assinaturas dos moradores solicitando a emancipação. Não foi uma tarefa fácil, divididos em varias tarefas. Há relatos que Ricardo Alvarenga teve que fazer uma viagem ao Rio de Janeiro para visitar a sede do IBGE para comprovar o numero de habitantes na região. Para comprovar o potencial econômico da região, articuladores do movimento conseguiram provar para o secretario da fazenda do Estado que Aguas Lindas tinha sim condições financeiras para se manter administrativamente. Cumprido estas etapas foi marcado o plesbicito para 12 de outubro de 1995, a data foi escolhida por ser um feriado e a presença dos eleitores seria maior, haja vista que como hoje, a grande maioria trabalhava no Distrito Federal e assim foi feito.

Comentários